Cirurgia Pedra nos rins

Dr. Rafael Florencio

Como é a cirurgia de pedra nos rins (cáclulo urinário)?

A cirurgia para cálculo urinário é um procedimento que remove pedras nos rins ou no ureter. É indicada quando os cálculos não conseguem ser eliminados naturalmente pelo corpo. A cirurgia pode ser feita com laser, ondas de choque ou vídeo. O tipo de cirurgia depende do tamanho, da localização e da gravidade dos sintomas.

Cirurgia para Pedra nos Rins

cirurgia para pedra nos rins é utilizada apenas quando os cálculos renais têm mais de 6 mm ou quando a ingestão de medicamentos não é suficiente para os eliminar na urina. Normalmente, a recuperação da cirurgia para pedra nos rins dura até 3 dias, sendo mais demorada nos casos de pedras com mais de 2 cm, quando é necessário fazer um corte para chegar ao rim, podendo demorar até 1 semana para o paciente poder voltar a trabalhar, por exemplo. Após a cirurgia para pedra nos rins, o paciente deve manter uma dieta saudável e ingerir, pelo menos, 1 litro de água por dia para evitar o surgimento de novas pedras nos rins.

Tipos de cirurgia para tratamento de pedra nos rins

Os principais procedimentos para remoção de cálculos renais são:
Ureterorrenolitotripsia a laser;
Nefrolitotripsia percutânea;
Litotripsia extracorpórea.

Ureterorrenolitotripsia flexível a laser

Na ureterorrenolitotripsia flexível, uma câmera, fina e flexível é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim. Esse aparelho é controlado pelo médico cirurgião e permite olhar para cima, para baixo, para direita e esquerda. Isso garante uma exploração minuciosa e completa do rim. Identificadas as pedras, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento e pulverizamos os cálculos renais. O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia com as instruções sobre o pós-operatório

Nefrolitotripsia percutânea

Por meio de uma pequena incisão nas costas, um equipamento com câmera (nefroscópio) é introduzido até o rim do paciente e através desta câmera, o cirurgião consegue navegar por dentro do órgão e visualizar os cálculos renais. Com a ajuda de um equipamento ultrassônico ou laser introduzido pelo nefroscópio, as pedras são fragmentadas e aspiradas. Geralmente, este tipo de cirurgia é utilizado para tratamento de pedras maiores que 2,5 cm.

Litotripsia extra-corpórea por ondas de choque (LECO)

É conhecida popularmente como “bater as pedras”, pelo som característico do aparelho utilizado ou “tratamento por laser”, embora não utilize essa forma de energia. Neste procedimento, localiza-se o cálculo por meio de raio X ou ultrassom anexos ao aparelho. O aparelho gera ondas de choque que atravessam o corpo e os rins e fragmentam as pedras nos rins. Há algumas ressalvas para o uso dessa técnica. Não é recomenda para cálculos maiores que 2cm, cálculos no pólo inferior dor rim ou com densidade acima de 1000uH.

Qual a melhor cirurgia para tratamento de cálculo renal(pedra nos rins)?

Como vimos acima, existem diferentes formas de tratar pedra nos rins. O Médico Urologista Dr. Rafael Florencio vai avaliar o histórico do paciente, exames de laboratório e características dos cálculos ao exame de imagem para definir qual é a mais adequada entre os tratamentos do cálculo renal.

Qual o valor para uma cirurgia de cálculo renal(pedra nos rins)?

Os preços da cirurgia de pedra nos rins variam conforme a modalidade de tratamento a ser aplicada, o hospital em que será realizada a cirurgia, a habilidade e experiência do cirurgião. Enquanto alguns procedimentos são simples, outros demandam maior quantidade de materiais, além de experiência e habilidade do médico urologista. Por isso, para saber o preço da cirurgia de pedras nos rins, agende uma consulta com o Dr. Rafael Florencio e ele poderá avaliar o seu caso!

Fale com o Urologista

Dr. Rafael Florencio

    Entre em contato hoje mesmo com o consultório do Dr. Rafael Florencio para agendar uma consulta ou esclarecer suas dúvidas.
    Não espere mais para tomar o controle de sua saúde urológica!


Dr Rafael Florencio urologista

Agende sua consulta